Responsabilidade Civil

Pensado especialmente para profissionais autônomos em geral, o seguro de responsabilidade civil garante a sua segurança no exercício da profissão, a sua reputação e os seus direitos em caso de incidentes.


 
Você se prepara durante anos para exercer a sua profissão com precisão e responsabilidade, mas não se prepara para o inesperado. Pode parecer estranho para você, mas isso é comum. Nós da Faleiros e Alves lidamos com casos como esses diariamente. Se na sua profissão, ainda que involuntariamente, você pode causar risco a alguém, deve pensar seriamente na contratação desse seguro.
Sou médico, o que devo saber antes de contratar?

O básico antes de uma contratação é você saber que:

O seguro de responsabilidade civil profissional não impede que o médico seja processado.

O seguro de responsabilidade civil profissional cobre apenas danos materiais, morais e estéticos decorrentes do exercício profissional. Não há cobertura para processos criminais.

O médico tem liberdade para escolher o advogado que o defenderá, sem influência da seguradora, ficando esta responsável apenas por pagar os honorários.

As especialidades mais processadas (obstetrícia, cirurgia plástica e ortopedia) possuem seguros mais caros.

O seguro de responsabilidade civil profissional também cobre valores decorrentes de acordos realizados entre o profissional e o paciente, mas, nesse caso, é comum as seguradoras exijam ser previamente consultadas sobre os termos do acordo.

O fato de ser recém-formado ou já ter sido processado antes não é empecilho para a contratação do seguro de responsabilidade civil profissional.

Qualquer profissional de saúde (dentista, fisioterapeuta, enfermeiro, anestesiologista, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional) pode contratá-lo.

Sou prestador de serviços, o RC serve para mim?

Nessas condições, o seguro de RC é fundamental. Existe uma modalidade para prestadores de serviços profissionais, chamada E&O (Erros e Omissões). O E&O oferece proteção para aqueles que prestam serviços como advogados, cirurgiões-dentistas, médicos, consultores, agentes de viagem, contadores, auditores, engenheiros, arquitetos e corretores de imóveis e de seguros, entre outros profissionais liberais e autônomos.

O potencial de crescimento do seguro de responsabilidade civil E&O é muito grande, porque aumenta a conscientização das pessoas sobre seus direitos como cidadãos e consumidores, além da maior responsabilidade exigida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Não sou empresa, posso contratar?

O seguro de responsabilidade civil é um ramo independente, que pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas. Para as pessoas físicas, em geral, à exceção dos profissionais liberais e autônomos e dos executivos, a proteção do seguro de responsabilidade civil pode ser adicional a de seguros principais, como de automóveis, residencial e condomínio.



Entre em contato

Nosso objetivo é buscar as melhores ferramentas e produtos do mercado de seguros e previdências para atender o seu planejamento.
Conheça nossa equipe de assessores independentes,
agende agora mesmo a visita.